2013

 

O Exercício da Arte

Museu de Arte Brasileira - MAB-FAAP

São Paulo, Brasil

[Curadoria] Maria Izabel Branco RIbeiro

Com curadoria da Profa. Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do MAB-FAAP, a mostra O exercício da arte - FAAP, seus professores e alunos no acervo reúne cerca de 70 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, produzidas por 48 artistas.

 

As obras são de autoria de artistas que fizeram ou ainda fazem parte do corpo docente da FAAP e de ex-alunos que atualmente são artistas ou se dedicaram ao ensino e retornaram à FAAP como professores.

 

Diversas gerações estão representadas na mostra, como os ex-professores Clóvis Graciano, Regina Katz e Sandra Cinto, além de atuais professores como Nicolas Vlavianos. Ex-alunos como Carmela Gross, Jac Leirner e Jum Nakao, assim como os professores e antigos alunos Maria Teresa Louro, Geórgia Kyriakakis, Carlito Contini, entre tantos outros que expõem seus trabalhos na mostra.

A exposição é composta por obras criadas desde a década de 1940 até os dias atuais. Como exemplo, a curadora destaca a mais antiga produção: Transparência, em nanquim sobre papel, do artista e ex-professor da FAAP, Clóvis Graciano. E, como uma curiosidade, a instalação Tributo a Brothers Quay, produzida por Jum Nakao simultaneamente a sua coleção 2003/2004. Na obra o estilista faz homenagem aos americanos Stephen e Thimothy Quay, que nos anos 70 fizeram filmes de animação com bonecos e técnicas usadas por ingleses e tchecos no final do século XIX.

 

Outros destaques são as obras de artistas da atualidade apresentadas no circuito cultural como as produzidas pelos ex-alunos Marina Ayra, Rodolpho Parigi, Flávia Junqueira e Amanda Mei.