2009

 

Marche doucement

Cité Internationale des Arts

Paris, França

Música: Ruth Bonucelli

Fotos: Noemy Hadassah

Linguagens artísticas diversas, como pintura, desenho, música e performance, podem ser apreciadas num contexto que intencionalmente as relacione pelo tema e pela forma como são tratadas.

Foi assim que, em 2009, duas artistas brasileiras em residência na Cité Internationale des Arts, em Paris, desenvolveram uma ação em conjunto que consistia na criação de um espaço e um tempo onde a música e a pintura conversavam poeticamente sobre leveza, natureza, força e fantasia na sala de concerto da instituição, durante uma hora e meia.

As duas artistas, que se conheceram durante a residência, passaram a visitar o trabalho uma da outra e perceberam que havia muitos pontos de contato temáticos e estéticos em suas produções. Dessa forma, a partir de temas relacionados ao repertório musical escolhido, foi desenvolvido um trabalho de pintura e colagem dialogando com a performance e as músicas que seriam apresentadas por violoncelo com acompanhamento de piano.

Uma pintura composta de 5 partes de tela sem chassi foram instaladas e penduradas apenas pelo topo no fundo do palco, de maneira que ficavam soltas e faziam um leve movimento com a corrente de ar do local. A pintura dançava a música durante a performance com repertório de Bach e Villa-Lobos.

 

A musicista performava a música, que era dançada pela pintura, que por sua vez conversava com o figurino da violoncelista; criando um círculo de referências estéticas internas a partir dos temas escolhidos para a ação.